Blog

O segredo da audiência on-line: Vídeos de conteúdo

O consumo de vídeos online aumenta todos os dias. Para você ter uma ideia, de 2013 para 2014 a quantidade de pessoas que assistiam vídeos online por meio do smartphone dobrou. Se compararmos esses dados com o mesmo período do ano de 2011, a diferença é ainda mais assustadora: de lá pra cá essa audiência se tornou 16 vezes maior. E continua crescendo.

Apenas 3 anos atrás, em 2014, somente os vídeos foram responsáveis por 64% do tráfego de internet do mundo inteiro. E segundo uma projeção recente da Cisco, até 2019 esse número subirá para 80%. Portanto, aqueles que ainda não acreditam no poder dos vídeos devem começar a se preocupar.

Agora que você sabe de todo o contexto, conheça algumas dicas incríveis sobre como produzir um bom vídeo de conteúdo!

Não veja o roteiro como algo dispensável
Ainda que você domine totalmente o assunto que vai expor em frente às câmeras, faça um bom roteiro! O roteiro não se resume apenas às falas que serão lidas, mais do que isso, o roteiro deve explorar o cenário, tom de voz, trilha sonora e vários outros elementos que reforcem a mensagem que você deseja transmitir.

Ter todo esse cuidado garante maior qualidade ao material e aumenta a produtividade durante a produção. Aqui na agência, usamos um Teleprompter, para facilitar a gravação do vídeo e manter o foco nas falas. Esse equipamento, faz com que o texto fique passando na frente da câmera, possibilitando a leitura e interpretação das falas sem desfocar os olhos da câmera, é algo que facilita muito, mas não é indispensável!

Quanto melhor o seu roteiro, menos trabalho na produção do vídeo
Algumas informações devem estar presentes no roteiro, como a descrição das cenas, o texto que será lido, a indicação de narrações - se houverem - e de sons que devem ser incluídos na edição. Além disso, é importante adicionar informações que venham a auxiliar no momento da edição, como os momentos certos de cortes ou de inserção de imagens e legendas. 

Na hora de criar os textos, ser natural é fundamental. Se houver extrema formalidade nas falas, elas soarão como textos decorados e não como falas de fato, isso vai fazer com que a qualidade do seu material caia.

Um dos nossos serviços é a criação de vídeo de conteúdo para as redes sociais, com isso sempre organizamos tudo para facilitar a gravação e aumentar a qualidade dos vídeos. Um publicitário cria o roteiro, uma equipe especialista grava os vídeos com equipamentos de qualidade e auxilia na interpretação das falas, um bom profissional de edição faz toda "mágia" para valorizar os detalhes e cortar os erros, uma equipe de marketing publica e divulga o vídeo nas redes sociais para o público-alvo. Enfim, tudo que é necessário para ter sucesso em um vídeo de conteúdo...

Storytelling
Outro item importantíssmo é o storytelling. Ele é um recurso fortemente utilizado e bastante eficaz para conquistar o interesse do público. As pessoas adoram boas histórias. Ao transmitir uma mensagem através do storytelling, você desperta a empatia do público e essas pessoas se identificam mais com o que você tem a dizer.

Equipamentos

Muitas pessoas não produzem vídeos por usarem como desculpa a falta de equipamentos. O mais importante em si, é o conteúdo. Não adianta ter os melhores equipamentos, sem um bom conteúdo. Então, de início, se preocupe em aprimorar o seu conteúdo ter um bom roteiro. Conforme o resultado vai aparecendo, vá aos poucos investindo em equipamentos. Hoje em dia existem muitas opções de equipamentos para gravação de vídeo, dê início use seu celular e, se quer algo mais elaborado, compre um microfone de lapela com fio para plugar nele. Esse tipo de microfone, custa uns R$150,00 no Mercado Livre e é fácil de utilizar. Se achar interessante, pode comprar também um mini-tripé para fixar o celular, mas é opcional. Vídeos com o ceular na mão, também fazem bastante sucesso. Chamamos de conteúdo vivo. 

Conclusão
Não importa qual seja a sua estratégia na hora de utilizar os vídeos,  faça um bom roteiro, crie um conteúdo relevante e o principal: GRAVE! Em muitas consultorias sobre este assunto, precebemos que empresas de todos os tipos se boicotam, achando argumentos negativos para desistir de gravar. O ótimo é inimigo do bom! Tenha o bom e vá evolundo até conquistar o ótimo! 

Se você tem alguma dúvida sobre como criar bons vídeos para aumentar sua audiência, venha conversar com a gente. Não custa nada! ;) 

Lista VIP

Junte-se a mais de 6 mil pessoas inteligentes e receba conteúdos exclusivos para ter sucesso com o seu negócio! É grátis!