Blog

Existe uma fórmula mágica para viralizar um conteúdo online?

Você já ouviu falar em “viralização”? A palavra existe para classificar os conteúdos que ganham alta repercussão nas mídias sociais. Seja por um bom ou por um mau motivo.
O ponto interessante da viralização é que não há uma razão clara ou uma fórmula para que isso aconteça, mas existem alguns assuntos específicos que costumam obter alto engajamento nas redes, e nós separamos pra você. Dá uma olhada:

Emoção e otimismo
Conteúdos que reforçam a ideia de “sonho possível” e despertem o lado otimista das pessoas costumem obter alto desempenho nas redes. Podemos observar a veracidade disso inclusive nos livros de autoajuda, que tiveram crescimento de 42% nas vendas em 2015.
Nostalgia
Conteúdos que despertam o saudosismo fazem com que antigos clientes aumentem ainda mais a sua conexão com a marca, e são eficazes também na hora de conquistar novos fãs. Isso acontece porque vivemos em uma época onde a presença da tecnologia é muito forte, e neste contexto, elementos que remetam as pessoas ao passado ganham um sabor todo especial.
Grandes marcas têm apostado suas fichas na estratégia nostálgica e conquistado grandes resultados. A Rider, por exemplo, percebendo essa onda de resgate do passado, lançou novos modelos dos seus chinelos consolidados nos anos 80.
Entretenimento que educa
O conteúdo relevante é quase infalível. Ser relevante em um mundo que disponibiliza tanta informação a cada piscar de olhos é um grande desafio, e apostar em entretenimento educativo é uma grande sacada.
Neste tópico, vale citar uma frase bastante famosa de Andrew Davis, fundador do Monumental Shift: “Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são baseados em confiança. Confiança gera receita”.

Boas histórias
Conquistar a atenção do seu público por meio de histórias, recurso conhecido como storytelling, é comprovadamente eficaz. As histórias geram empatia, as pessoas se identificam mais com você e com a solução que o seu produto pode oferecer. É como se você e o seu cliente começassem a falar exatamente a mesma língua.

Conclusão
Apesar de não existir uma fórmula mágica da viralização, certos conteúdos tendem a fazer mais sucesso do que outros, e apostar em assuntos que facilitam a interação e compartilhamento é uma boa estratégia para conquistar espaço nas mídias sociais.

Se você tem alguma dúvida sobre como criar melhores conteúdos online, venha conversar com a gente. Não custa nada! ;)

Lista VIP

Junte-se a mais de 6 mil pessoas inteligentes e receba conteúdos exclusivos para ter sucesso com o seu negócio! É grátis!