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O comportamento do consumidor mudou! O que ele espera da sua empresa?

Há muito se ouvem frases do tipo “cliente tem sempre a razão” ou o seu oposto extremo “cliente não tem razão em nada”. Qual das duas proposições estão corretas? Bom, você é quem precisa tirar as suas conclusões sobre este assunto. Contudo, vamos te ajudar a entender melhor sobre o novo comportamento dos consumidores, para que sua empresa possa estar preparada para atendê-los da melhor forma e eles possam continuar fiéis a ela. 

Neste artigo, baseando-se em Philip Kotler, o “Pai do Marketing”, vamos abordar como a participação do cliente mudou no mercado, como ele deve ser visto futuramente e como entrar em contato com ele para melhorar e maximizar resultados.

No começo: A Revolução Industrial e o Marketing 1.0
Essa época era também chamada de “Era dos Produtos”. O foco da empresas estava apenas na produção massiva de produtos, e não no cliente. As empresas faziam pouco esforço para atender aos desejos reais de seu público.

A metade do caminho: Compre meu produto!
Na fase do Marketing 2.0 o advento da tecnologia fez com que várias novas empresas fossem surgindo. Aumentando, assim, a concorrência entre empresas. Com isso, as marcas foram tentando se comunicar com seus clientes, fazendo produtos diferenciados e com maior foco na qualidade.
Essa é a “Era da venda centrada no consumidor”.

A realidade atual: o Cliente é soberano.
Na “Era do Valor”, ou Marketing 3.0, as empresas precisam começar a admitir que o consumidor não é apenas um “comprador” de um produto ou serviço. O consumidor atual se preocupa com causas sociais e ambientais e tem necessidade de viver experiências positivas.

Além disso, o Marketing 3.0 surge com duas subdivisões: a era da participação e a era do marketing colaborativo. A era da participação foca na inovação dos produtos e serviços. E a segunda pressupõe o ser humano como um ser emotivo, com sentimentos e emoções. Os consumidores começam a fazer interferências nas marcas e nos produtos que consomem.

Perspectivas para o futuro!
Quando mencionamos “perspectivas para o futuro”, na verdade o futuro já está presente. Kotler traz em seu novo livro, Marketing 4.0, que a era digital é uma nova forma de manter o relacionamento com seu público-alvo, conhecer suas perspectivas, necessidades e fortalecer a imagem da marca da sua empresa na lembrança do seu público.

A questão é muito mais profunda do que ter uma fanpage no Facebook ou uma conta no Instagram. É preciso manter um diálogo, compartilhar coisas relevantes do seu produto ou serviço, mostrar-se entendedor do assunto, produzir conteúdo original, manter as páginas nas redes sociais sempre atualizadas, responder aos consumidores com sinceridade e uma consistência de linguagem.

As pessoas não gostam de receber “propaganda” em suas redes sociais. Elas não estão ali para comprar alguma coisa. Estão ali para se divertir, para compartilhar as coisas que lhes atraem e para interagir com amigos.
Por isso que a melhor propaganda não parece propaganda.

O importante hoje é a produção de conteúdos relevantes para as páginas sociais. Assim, aumenta a interatividade entre o público e a marca; se o conteúdo realmente for relevante, as pessoas irão compartilhar e conversar com seus conhecidos sobre isso; e a marca ficará na cabeça do seu público.
Por isso, é importante alinhar o sistema de comunicação corretamente e manter sua marca atualizada.

E você? O que você está fazendo para se adequar à nova realidade do seu público?

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